sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Da Liberdade e Demagogia…






Há duas coisas nesta vida, naturalmente entre muitas outras, que me foram incutidas desde criança e que ao longo destes anos aprendi a compreender, respeitar e a tentar, por todas as formas, não deixar de praticar. São elas a liberdade e a noção de crítica construtiva. Sobre a primeira não perorarei, porque para além do óbvio que dos seus signficado e significante emanam, dezenas de linhas poderiam ser escritas e, no fundo, não há ninguém que, pelo menos, não julgue ser um acérrimo defensor da dita. Já sobre a segunda importa reflectir um pouco, sobretudo quando tantos são os que a torpedeiam e não menos aqueles que, tendo responsabilidades acrescidas na res publica, persistem em despudorada e maquiavelicamente ignorá-la, numa subjugação ao mais básico sectarismo, ou à mais pérfida frustração.

Vem isto a propósito do artigo de opinião que assina o deputado da Nação Dr. Emídio Guerreiro, intitulado “Os “donos” da Capital Europeia da Cultura”. Para além da demagogia e do populismo que infelizmente enfermam as linhas que foram escritas e que, julgava eu, eram atributos mais caros lá para os lados do Largo do Caldas, o artigo de opinião em causa é vazio de conteúdo e induz o leitor a dar como certa a existência de despesismo e de inutilidade nas relevantíssimas remodelações urbanísticas levadas a cabo na “Rua de Santo António, Toural e Alameda”. Sobre isto, a única coisa que se realça é a coerência com o discurso miserabilista que o Governo PSD – PP tem adoptado desde que tomou posse, iniciado com a ridícula divulgação da viagem do Primeiro Ministro em classe turística.

Mas ainda há pior: o artigo não visa esclarecer o leitor, porque o autor (por desconhecimento ou omissão) não indica quantos foram, de facto, “os milhões gastos”, nem sequer qual a parte desses “milhões” que saiu dos cofres da Câmara Municipal de Guimarães. O autor entretém-se a polvilhar abundantemente o papel de jornal com crítica destrutiva, bem diferente de uma crítica que poderia e deveria, sobretudo em Liberdade, ser construtiva. Não aponta metas, alternativas, não assume sequer se concorda que deveria haver Capital Europeia da Cultura em 2012, ou não. O Dr. Emídio Guerreiro, ainda que subliminarmente, faz também uma revelação – a de que a intervenção do seu correligionário de partido Dr. André Coelho Lima, na última reunião do executivo municipal, terá sido por ele recomendada. Pois, a Liberdade é muito bonita e todos a apregoam, tão bonita que até permite escrever algumas palavras com aspas.

Concordo em absoluto com o Dr. Emídio Guerreiro: Liberdade de expressão, liberdade de pensamento e liberdade de opinião são coisas que não me tiram!

Sem comentários: