domingo, 13 de fevereiro de 2011

ESCLARECIMENTO DA CASA DO F.C.PORTO EM GUIMARÃES


Exmos(as) Associados(as) e Portistas,


Caso não tenha ainda tido oportunidade de ler este artigo que foi publicado no Diário de Notícias a 03 de Outubro de 2010, vimos por este meio difundir mais abaixo neste email o referido artigo.

A Casa F.C.Porto não existiria se não fossem os seus Associados e Amigos, por isso antes de mais desejaríamos agradecer o seu apoio e apelar para convidar aqueles seus conhecidos que poderão estar interessados em ser associados ou aqueles que desejem comparecer na nossa Sede.
Caso ainda não seja Associado não hesite!
Contacte este e-mail: direccaocfcpguimaraes@gmail.com e dar-lhe-emos mais detalhes!
Ao contrário do mito que existe, a Casa F.C.Porto de Guimarães não tem problemas de vandalismo nem os seus sócios são ameaçados por serem Associados da Casa, tal apenas aconteceu uma vez na história desta Casa, não mais que todas as outras Casas espalhadas pelo país.


"
Portistas vimaranenses 'obrigados' a viver quase na clandestinidade

Casa do FC Porto está há três anos a aguardar pela bênção de Pinto da Costa.


Na Cidade Berço nasceu uma realidade pouco habitual no panorama futebolístico português: a paixão pelo clube da terra sobrepõe-se às simpatias pelos três grandes. Em Guimarães ser vimaranense é quase sinónimo de ser vitoriano, pelo que as excepções não são muito bem-vindas.

Quem passeia pelo Largo do Toural ou pela Praça da Oliveira bem pode perguntar onde fica a Casa do FC Porto na cidade que não encontra resposta e, muito provavelmente, arrisca-se a um ou outro remoque: "Isso não existe… Aqui é tudo preto e branco!"

A contribuir para a animosidade está o facto de as relações entre Vitória e FC Porto se terem degradado desde o final da época 2007/08, quando a decisão sobre o processo "Apito Final" chegou ao Tribunal Arbitral do Desporto, com os vitorianos a envidarem esforços judiciais para aproveitarem uma eventual suspensão dos azuis e brancos das competições europeias, que lhes valeria vaga directa na Liga dos Campeões.

Facto é que a casa dos dragões em Guimarães não é um mito. Existe há cinco anos e mudou em Julho de instalações, para o centro da cidade, ocupando o último andar de um prédio na Avenida Conde de Margaride, com terraço virado para o Santuário da Penha e de costas para o templo da fé vitoriana: as traseiras ficam voltadas para o Estádio Afonso Henriques (cuja vista é tapada por cortinas às listas azuis e brancas, pois claro).

A inauguração da casa portista pelo presidente Pinto da Costa esteve agendada em 2007, mas a notícia desta iniciativa colocou a cidade em rebuliço e terminou com um ataque ao reduto dos portistas vimaranenses, atingido por pedras e cocktails Molotov, bem como por várias ameaças aos seus responsáveis.


Três anos depois, Arlindo Carvalho, aposentado de 52 anos que foi recentemente eleito presidente da casa, aguarda pela inauguração oficial da filial n.º 93 do FC Porto, que já conta com mais de uma centena de associados, num concelho onde se conta cerca de um milhar de sócios do FC Porto.

"Sardoeira Pinto, presidente da Assembleia Geral do clube, esteve cá no 5.º aniversário (a 27 de Julho) e disse que ia fazer pressão para o presidente cá vir. Acredito que os sócios do Vitória já estejam mais mentalizados para a existência desta casa na cidade. Aliás, Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura e isso também passa por aceitar as opções dos seus cidadãos...", sublinha Arlindo Carvalho, que ainda assim sublinha o facto de sempre ter festejado os títulos do FC Porto em casa para evitar "situações desagradáveis".

Manuel Pires concorda que "Pinto da Costa tem essa dívida" para com os portistas da Cidade Berço e que, "quando tudo estiver mais calmo", o presidente virá inaugurar oficialmente este espaço de convívio: "Não vamos entrar em confrontos com ninguém, queremos que nos deixem em paz, mas temos todo o direito de existir em Guimarães."

Contactado pelo DN, Alípio Jorge, presidente do Conselho de Filiais e Delegações do FC Porto não admite que haja qualquer receio da direcção portista para explicar o atraso de três anos na visita do presidente à Casa de Guimarães: "Em 2007, a inauguração foi adiada por uma questão de agenda. A delegação está em lista de espera, mas o importante é que continua aberta e em funcionamento,
independentemente de questões protocolares."


In Diário de Notícias
em 03 de Outubro de 2010"

Com os melhores cumprimentos,
A Direcção
Casa FCPorto de Guimarães

Sem comentários: